Santo do dia

 

Santo Hilário de Poitiers

13 de Janeiro de 2018

 


Ele era um nobre em Poitiers, França onde se tornou um cristão.

Ele enveredou-se pela carreira religiosa e logo ficou muito respeitado pela sua santidade e os seus notáveis sermões. Em 350 ele foi indicado Bispo de Poitiers.

Hilário recusou-se a atender o Sínodo de Milão, Itália, convocado pelo Imperador Constantius II (350-361) em 355 porque ele condenaria São Athanasius e os outros hereges Arianos.

Condenado e banido por isso, ele foi para Phrygia (moderna Turquia). Em 359 DC Hilário argumentou tão brilhantemente contra o Arianismo que o bispo de Seleucia, na Babilônia (perto de Bagdá, moderno Iraque) persuadiu o Imperador a terminar a exílio de Santo Hilário. Hilário voltou a Poitiers no ano seguinte.

Em 361 Hilário conseguiu depor o Bispo ariano Saturninus, responsável pelo seu exílio. O Imperador Constantius morreu no ano seguinte, terminando a dominação Ariana.

Hilário também discutiu publicamente com Auxentius, um teólogo apologista da teoria Ariana e o derrotou com sua brilhante argumentação e coerência dos seus raciocínios teológicos. São Hilário faleceu em Poitiers em 1 de novembro de 368 e é considerado um dos grandes teólogos de sua era. Seus tratados incluem "De Trinitate" escrito no exílio e "De Sinodis and Opus Historicum ".

Ele é chamado de "Doutor da Divindade de Cristo" e foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX (1846-1878).


ARIANISMO

É a crença, pela primeira vez proposta no 4° século por Arius, de que Cristo não era divino mas uma criatura com uma só natureza, imutável.

Assim como Deus só tem uma cabeça o filho não seria Deus. Assim Jesus não seria como o Pai mas seria finito e seria uma criatura com início e fim.

O grande problema do arianismo, que não se apontava na época, é que teríamos que adorar a Deus Pai e Deus filho Jesus e assim estariamos adorando dois deuses; completamente contrário aos princípios contidos no Velho Testamento, o do monoteísmo.

Mas a longa disputa continuou por anos até que Hilário de Poitiers provou que Athanasius estava redondamente errado e seus raciocínios eram falsos. Após houve uma certa quietude sobre assunto por longo tempo.

Mas em 1713 Samuel Clark publicou sua teoria de que Jesus não era tão divino como Deus Pai e que o Espirito Santo seria um degrau ainda mais baixo de divindade. O grande teólogo Daniel Waterland em uma série de trabalhos de altíssima teologia convenceu aos cristãos da falsidade do arianismo e ainda que era impossível não adotar Deus único e trino, visto que ou 1) Cristo seria reduzido a um mero humano ou 2) teria que se atribuir a Jesus natureza idêntica a do Pai.

Mais tarde vários outros notáveis pensadores e teólogos confirmaram esta teoria e hoje o assunto não é mais nem discutido. Alguns acham que o notável raciocínio de Santo Tomas de Aquino em "Summa Teologiae" deve ter sido inspirado por um ser superior de tão profundo e coerente que são o seus pensamentos.
Janeiro 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4