Devoção à Maria 



Mistérios Gloriosos

PRIMEIRA DEZENA
A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo

"Mas o anjo disse às mulheres: 'Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que ele repousou. Ide depressa dizei ao disçípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galiléia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse.''' (Mt 28, 5-7)



 

SEGUNDA DEZENA
A Ascensão de Jesus Cristo ao Céu

"Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: 'Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações... Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto. 'Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus. (Lc 24, 45-53)

TERCEIRA DEZENA
A Vinda do Espírito Santo

"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.'' (At. 2, 1-4).

QUARTA DEZENA
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu

"A Virgem Imaculada, preservada por Deus de todo pecado original, após ter terminado o percurso de sua vida terrena, foi elevada de corpo e alma no céu, é a imagem e a realização da Igreja, tal como terá cumprimento no século futuro. É por isso que, sobre esta terra, enquanto se espera o dia da vinda do Senhor, a Mãe de Jesus brilha diante do povo de Deus em Peregrinação, brilhando como um sinal firme de esperança e de consolação." (Lg. 59 e 68 ).

QUINTA DEZENA
A Coroação de Nossa Senhora no Céu

"Apareceu em seguida um grande sinal do céu: Uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. Depois apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão vermelho, com sete cabeças e dez chifres, e nas cabeças sete coroas. Este, então, se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, aos que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus." (Apoc 12, 1;3;17).