Santo do dia 
Santo do dia

 

São Medardo

8 de Junho de 2018

 


Tambem conhecido como São Medardo de Noyon 
Nasceu em 456 em Salencia, Picardia , França

Filho de Nectardus, um nobre franquista e Protagia da nobreza Galo- Romana. Irmão de São Gildardus, Bispo de Ruen,França. Jovem piedoso e brilhante estudante.

Educado em Saint-Quentin e freqüentemente acompanhava seu pai em viagens de negócios a Vermand e a Tournai e freqüentava as escolas de lá. Atraído pela vida religiosa,  foi ordenado com a idade 33 anos.

 Com relutância aceitou ser Bispo de Vermand em 530 e em 531 moveu sua Sé para Noyon, que estava mais distante das brigas de fronteiras. Bispo de Tournai em 532 e uniu as duas Dioceses e esta união durou até 1146.

Ele foi o bispo que colocou o véu de freira a Santa Radegunda.Medardus era um dos mais notáveis bispos de seu tempo e era muito venerado no norte  e nordeste da França e logo tornou-se um herói com inúmeras lendas.    

Todo ano, no dia de sua festa, em Rosiére uma jovem era escolhida como a mais exemplar da região e escoltada por 12 rapazes e 12 garotas para a igreja onde ela era coroada com rosas e recebia uma quantidade em dinheiro. Era uma espécie de bolsa escolar, e teria sido instituída por São Medardo, quando bispo. 


A lenda diz que quando era jovem, Medardo foi protegido da chuva por uma enorme águia que ficava parada sobre ele. Este fato é mostrado na arte religiosa e é responsável por ele ser padroeiro contra mau tempo, furacões e protetor das pessoas que trabalham nos campos e na agricultura.

A tradição  diz ainda que se no dia de sua festa chover, os   próximos 40 dias choverão e se o tempo estiver  bom, os próximos 40 dias terão um clima bom.

Ele é também mostrado rindo ou dando gargalhadas, com a boca bem aberta, o que seria por ser protetor contra a dor de dente.  

Faleceu em 8 de junho de 545 em Noyon e suas relíquias forma trasladadas para uma propriedade real perto de Crouy, na entrada de Soissons e uma Abadia Beneditina foi construída sobre seu túmulo. 

É padroeiro contra o mau tempo e contra  dor de dente e a favor de boas colheitas. 

Na arte litúrgica da Igreja é mostrado:
- protegido da chuva por uma gigantesca águia
- segurando uma cidadela
- dando gargalhadas com a boca bem aberta 
- deixando  pegadas na rocha 
- com dois cavalos a seus pés.

 

São Medardo...rogai por nós!

Junho 2018
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1