Mistérios Gozosos
PRIMEIRA DEZENA
A Anunciação do Arcanjo São Gabriel à Nossa Senhora
No tempo do rei Herodes... "... o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem que se chamava José...; e o nome da Virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe:'Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo... eis que conceberás no teu ventre e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus...' E Maria perguntou ao anjo: 'Como se fará isso, pois eu não conheço homem? ' Respondeu-lhe o anjo: 'O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus' Então disse Maria: 'Eis aqui a serva do Senhor: Faça-se em mim segundo a tua palavra.' E o anjo afastou-se dela.' (Lc 1, 26-38)
SEGUNDA DEZENA
A Visita de Nossa Senhora à Sua prima Santa Isabel
"Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a Mãe de meu Senhor? ...Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador; porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações...'.".(Lc 1, 39-48)
TERCEIRA DEZENA
O Nascimento de Jesus em Belém
"E Maria deu à luz a seu Filho primogênito, o enfaixou e o reclinou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. Ora, naquela mesma região havia uns pastores que guardavam seus rebanhos. E eis que apareceu junto deles um anjo do Senhor, a claridade de Deus os envolveu e tiveram grande temor. Porém, o anjo disse-lhes: 'Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo. Hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor: Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.''' (Lc 2, 7-12).
QUARTA DEZENA
A Apresentação do Menino Jesus no Templo
"Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem ver o Cristo do Senhor. Impelido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E Tendo os pais apresentado o menino Jesus... tomou-o em seus braços e louvou a Deus dizendo: 'Agora, Senhor; deixai o vosso servo ir em paz, segundo a vossa palavra, porque os meus olhos viram a vossa salvação.' ...e disse a Maria sua mãe..." (Lc 2, 25-29; 33-35).
QUINTA DEZENA
Reencontro de Jesus no Templo entre os Doutores da Lei
"... Ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o percebessem. ...Não O encontrado, voltaram a Jerusalém, à procura Dele. Três dias depois O acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. ...Sua Mãe disse-lhe: 'Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição.' Respondeu-lhes Ele: 'Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?' ...e desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração." (Lc 2, 43-51)